Intercâmbio: preço definido em cada etapa? 4 itens para pensar

Como fazer intercâmbio com um preço que cabe no seu bolso

COMPARTILHE

Quando planejamos uma viagem, um dos detalhes importantes no qual devemos pensar é o orçamento necessário. Nesse tipo de roteiro não seria diferente, então, nos perguntamos: qual é o preço de um intercâmbio? 

Para chegar a essa resposta, o primeiro passo é saber que todas as suas escolhas serão importantes nesse processo. Isso porque cada decisão tomada influenciará diretamente no preço do intercâmbio

Interessante, não é mesmo?

Segue aqui e venha entender mais sobre isso!

Decisões que alteram o preço do intercâmbio

Existem alguns tipos de intercâmbio nos quais você pode, por exemplo, estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Isso, certamente, ajuda no pagamento das despesas que terá em outro país.

Já em outras modalidades, o objetivo pode ser, por exemplo, somente estudar ou ainda fazer uma bela imersão cultural. Por demandar um orçamento maior, esses casos pedem um pouquinho mais de planejamento (e investimento).  

Só não dá pra esquecer o mais importante: existe uma opção que se encaixa direitinho no seu orçamento, viu! Por falar nisso, já leu nosso post sobre os diferentes tipos de intercâmbio

Com isso em mente, segue o fio!

7 itens para pensar antes de arrumar as malas

Fizemos essa lista para te ajudar a planejar cada etapa de sua viagem. Assim, você poderá decidir tudo de forma mais segura e tranquila. Olha só: 

  • Qual será o tipo de intercâmbio? De férias? Estudantil? Em família? Faculdade no exterior? Ou outros?
  • Já sabe para onde ir? Flórida e Boston nos Estados Unidos, Montreal no Canadá etc.
  • Qual seria a duração ideal da viagem? 1 mês? 6 meses? 1 ano? 2 anos? Ou outro período?
  • Quanto custam as passagens áreas, em média? Aliás, saiba que os estudantes podem ter descontos especiais.
  • Onde ficar na cidade que escolheu? Casa da família anfitriã? Acomodação coletiva? Hotel com quarto individual?
  • Quanto reservar para a alimentação no local? Por acaso, a acomodação escolhida já tem essa opção?
  • Será necessário destinar recursos para o transporte? Por exemplo, há acomodações bem perto da escola.

Deu para perceber que essa viagem começa bem antes de fazer as malas e embarcar, não é mesmo? Para lhe dar mais uma forcinha, vamos falar um pouco mais sobre alguns desses itens.  

Gostou da ideia? Bora!

4 itens essenciais para planejar sua viagem de intercâmbio 

Apesar da vontade de correr logo para o aeroporto, você deve ter percebido que cada parte desse processo é importante. Especialmente quando se trata de uma viagem para outro país, já que precisamos pensar em tudo. 

Exatamente por isso vamos trazer algumas informações que serão super úteis na hora de programar cada passo dessa aventura. 

  1. Para onde ir

Nós sabemos que a ideia de conhecer cada cantinho do planeta é bem tentadora, mas só podemos estar em um lugar de cada vez. Sendo assim, a primeira decisão a se tomar é qual país visitar e, feito isso, escolher uma cidade. 

Imaginando, por exemplo, que os Estados Unidos foi o país eleito, você deverá pensar que lá tem várias regiões interessantes. Pode apostar que cada uma delas oferece múltiplas oportunidades e com preços bem variados. 

Se seu objetivo é a imersão cultural e conhecer lugares do interior, saiba que tem opções com preços bem legais. Auburn, no Alabama, ou Tallahassee, capital da Flórida são, respectivamente, ótimas opções de faculdades públicas e meses de muito sol.    

Caso a ideia seja locais badalados, com vários cursos, restaurantes e muitos lugares para passear, tem também. Chicago, Nova York ou Miami são feitos para atender a essas demandas, porém, são destinos um pouco mais caros. 

  1. Duração da viagem

O tempo que você ficará fora também muda conforme seu objetivo. Se quiser estudar inglês, por exemplo, existem cursos de poucas semanas até alguns meses. Você decide! 

Naturalmente, seu orçamento terá que ser compatível com o tempo de permanência. E, pensando nisso antes, você poderá ajustar sua demanda ao valor que será investido. 

  1. Passagens

Já pensou que saber a data de retorno de sua viagem pode te ajudar a economizar uma boa grana? Isso acontece porque o preço das passagens, em geral, é menor quando a compra inclui os trajetos de ida e volta. 

Outro fator que influencia diretamente no preço das passagens é a escolha do tipo de voo que vai fazer. Voos com, ao menos, uma escala antes do destino final são mais baratos que voos diretos, sem parada alguma no trajeto. 

  1. Onde ficar 

Essa etapa do planejamento também depende do perfil de cada pessoa e do tipo de intercâmbio. Afinal, cada uma dessas escolhas refletem no preço que pagará pela estadia. 

Se o tempo de permanência não for tão longo, você poderá optar por se hospedar em um hotel ou hostel. Por sinal, há várias opções e faixas de preço que variam conforme a localização ou o nível de privacidade que você busca. 

Ficar sozinho em um quarto, certamente, é mais caro do que dividir o espaço com outra pessoa, mesmo que desconhecida. Da mesma forma, hospedagens distantes dos centros exigirão algum tempo de deslocamento, porém, são mais em conta. 

Afinal, qual é o preço médio de um intercâmbio?

Enquanto estivermos em outro país, usaremos a moeda local, portanto, é importante pensar na taxa de câmbio. Como ela tem variação diária, esse é outro motivo para se preparar com antecedência e aproveitar os dias de custo menor. 

Outro item que não pode passar batido é o seguro viagem, que cobrirá seus custos em caso de alguma emergência. Aqui na Eagle, por exemplo, temos esse serviço que pode ser incluído no cálculo final de seu intercâmbio. 

Então, relembrando: câmbio, seguro viagem, para onde ir, tempo de permanência, onde ficar e passagens. Essas são algumas das decisões mais importantes que você vai tomar antes de entrar no avião. 

Quer saber o que fazer para encaixar as melhores decisões dentro do orçamento que cabe no seu bolso? É fácil!

Fale com a Eagle e boa viagem!

Contratar uma agência especializada é a forma mais eficiente e segura de planejar sua viagem. A Eagle pode te ajudar a realizar todos os seus planos elaborando um orçamento personalizado, pensado só para você e suas demandas. Quer uma estimativa de preço do seu intercâmbio ideal? Entre em contato conosco. Esperamos por você!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS
EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!