Governador Valadares: de Minas Gerais rumo à terra do Tio Sam

Você, de Governador Valadares - venha voar com a Eagle!

COMPARTILHE

O Brasil é um país composto por 26 Estados e pelo Distrito Federal, onde fica Brasília, sua capital. Um desses Estados é Minas Gerais, grande produtor de café que fica no Sudeste e abriga a cidade de Governador Valadares.

Este município está localizado na região do Vale do Rio Doce, no interior mineiro. Segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem cerca  de 279 mil habitantes. 

A economia da cidade gira, basicamente, em torno da prestação de serviços, mas também há espaço para o turismo e os esportes radicais, como no Pico da Ibituruna. Em paralelo, pecuária, lavoura de milho, mandioca, feijão e arroz são outras fontes de renda dos moradores.

Ainda não entendeu o porquê estamos falando da cidade mineira de Governador Valadares em um blog de intercâmbio? Segue aqui que a gente te conta!

Qual a relação entre Governador Valadares e o intercâmbio?

Na década de 1940, o Estado de Minas Gerais passava pelo desenvolvimento industrial, expansão das linhas férreas e crescimento da mineração. Engenheiros americanos se instalaram na região, causando grande admiração da população.

O casal americano Simpson decidiu, então, fixar residência em Governador Valadares e abriu a primeira escola de inglês da cidade. Junto com eles, veio a novidade do programa de intercâmbio e, em 1960, o primeiro morador embarcou para os EUA.

Um privilégio que, até então, era das capitais, caiu no gosto dos moradores de Governador Valadares, que passaram a viajar cada vez mais. Esses cidadãos se tornaram referência na cidade, encantando e motivando sonhos. 

Ligação entre Governador Valadares e Estados Unidos

O tempo passou e o entusiasmo da população de Governador Valadares por conhecer os Estados Unidos não diminuiu. Na década de 1980, a crise econômica brasileira fez o sonho de viver nos EUA ser, também, a esperança de uma vida melhor. 

Com os cidadãos valadarenses, isso não foi diferente, porém, devido à crise, eles encontravam cada vez mais dificuldade para atingir esse objetivo. A emissão de vistos americanos passou a ser negada, mas, felizmente, esse cenário mudou.

Afinal, tem embaixada americana em Governador Valadares?

A embaixada americana mais próxima de Governador Valadares fica em Belo Horizonte, capital do Estado. Dessa forma, o cidadão valadarense que pretender solicitar o visto americano terá que se deslocar pouco mais de 300 km. 

Depois de reunir toda a documentação e preencher os formulários necessários, o próximo passo é agendar a entrevista de visto. Essa é a única forma legal de entrar nos EUA sem correr nenhum risco. 

Vale a pena lembrar que o processo para solicitação de visto envolve prazos, uma série de burocracias a cumprir e, claro, dinheiro. Por isso, o caminho mais seguro para isso é contratar uma agência especializada em intercâmbio, como a Eagle.

Aprovação de visto americano em Governador Valadares

Por conta da crescente busca pela entrada em solo americano, a emissão de vistos para os mineiros se tornou mais rigorosa. Portanto, é essencial contar com o apoio de especialistas para lidar com a burocracia. 

Atualmente, a qualificação dos profissionais valadarenses que buscam trabalhar nos EUA é um grande ponto a favor deles. Médicos, dentistas, fisioterapeutas e enfermeiros estão entre as profissões mais procuradas por empresas americanas. 

Contudo, a desinformação e a pressa, muitas vezes, ainda fazem com que pessoas qualificadas tenham dificuldades com o visto. Felizmente, há meios legais de se resolver essas questões, seguindo as diretrizes das autoridades.

A ideia do sonho americano continua?

A motivação dos cidadãos valadarenses em busca de uma nova vida nos EUA se justifica pela história que aproximou os dois países. Quem conseguiu emigrar se tornou admirado por conhecer um local e uma cultura tão diferentes.

Muitos moradores que permanecem na cidade têm algum conhecido ou familiar morando fora. Isso é motivo suficiente para que mais pessoas escolham estar junto dos seus quando pensam em viver na terra do Tio Sam.

Isto é, ao invés de se mudar para outra cidade brasileira, acabam indo rumo aos EUA. Quem nunca se imaginou em Nova York? Em San Diego? Ou talvez no Vale do Silício? E segue o fio!  

Essa proximidade fez crescer a aliança diplomática, especialmente entre a embaixada americana e o Estado de Minas Gerais. Prova disso é o escritório da embaixada em Belo Horizonte que tem como missão promover o intercâmbio entre os dois países.

E como chegar de Minas Gerais aos Estados Unidos?

Não importa se a ideia é turistar, fazer intercâmbio, estudar ou tentar uma nova vida, o melhor é sempre contar com profissionais especializados. Uma equipe experiente pode lhe ajudar desde o planejamento até a execução de todas as etapas da viagem. 

A Eagle é uma agência brasileira, com sede em solo americano, que tem ampla experiência em emissão de vistos e direcionamento de intercâmbio. Nosso time é capacitado para tirar todas as suas dúvidas e contribuir para seu sonho americano. 

Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Esperamos por você!

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!

Captcha obrigatório
Seu cadastro foi envado com sucesso!