Dúvidas sobre qual é o intercâmbio ideal? Compare 5 exemplos!

Tudo sobre intercâmbio! O que é, como e porque você precisa fazer um.

COMPARTILHE

Quando pensamos em aprender coisas novas e viajar para destinos conhecidos, surgem várias dúvidas, não é mesmo? E isso não é diferente ao ponderar sobre a experiência incrível que é o intercâmbio, seja para estudar, conhecer novas culturas ou trabalhar fora.   

Como esse é um projeto de vida, o ideal é buscar informações com quem entende do assunto, certo? Assim, os futuros intercambistas – e seus familiares – ficam muito mais tranquilos, ao passo que podem tomar suas decisões com mais confiança e assertividade. 

E, se você se encaixa nessa turma que é cheia de vontade de botar o pé na estrada, vem comigo que eu te explico tudinho! Hoje, descubra como aproveitar uma jornada incrível, incluindo o tipo de viagem ideal para finalmente tirar os planos do papel e voar alto!

Mas, afinal, o que é intercâmbio?

Intercâmbio é uma viagem ao exterior para trocar experiências, conhecer culturas, fazer amigos e daí em diante. Basicamente, essa é uma vivência extraordinária que amplia os horizontes para estudar, trabalhar ou, simplesmente, fazer uma imersão em outra cultura. 

Trata-se de um programa desenvolvido para um período determinado, de acordo com as demandas dos intercambistas. No Au Pair, por exemplo, as garotas moram em casas de família e trabalham cuidando de crianças, mas têm reservado seu próprio tempo de estudo.

Enfim, há muitas opções que vão além dos estudantes de nacionalidades distintas trocando de casa por um tempo. Sendo assim, venha conosco fazer um tour pelo universo de possibilidades para os intercambistas que estão em busca de uma trajetória espetacular.

E aqui vai um spoiler: não existe idade certa para começar essa jornada pelo mundo afora, viu? Seja sozinho ou em família, todos que se planejam e têm uma pitada de determinação podem sim embarcar nessa experiência transformadora. Então, vamos juntos nessa? 

Motivos para ser um intercambista

  • Aprender mais sobre outras culturas
  • Conhecer novas pessoas e cidades
  • Ampliar os horizontes da diversidade
  • Estudar outros idiomas na prática
  • Aprimorar o currículo profissional
  • Fazer uma faculdade no exterior
  • Ampliar as oportunidades de carreira

7 passos práticos para se tornar um intercambista

  1. Fale com uma agência especializada para te ajudar com a parte burocrática
  2. Verifique o programa ideal para você, conforme o projeto e momento de vida
  3. Escolha o destino, como as cidades dos Estados Unidos, Canadá e outras
  4. Faça um orçamento sob medida, incluindo: viagem, curso, acomodação etc.
  5. Planeje os recursos financeiros, conforme o tempo da viagem e o programa
  6. Envie os documentos necessários, como o formulário da instituição de ensino
  7. Prepare as malas para curtir uma experiência sensacional e, claro, boa viagem!

Principais tipos de intercâmbio

5 exemplos para escolher o programa de intercâmbio ideal

Antes de mais nada, pense no seguinte: quais experiências deseja viver, aprender e trazer de volta na bagagem? Com isso em mente, selecionamos 5 opções entre as modalidades mais visadas por intercambistas, mas elas não são as únicas, ok? Olha só:

1. High School

Direcionado para estudantes que pretendem cursar o Ensino Médio no exterior, seja por um ou mais anos. Na ocasião, os jovens têm a oportunidade de vivenciar outra cultura in loco, enquanto conhecem novas pessoas e cidades, além de aprimorar a fluência no idioma.

Nos EUA, por exemplo, é preciso fazer um teste de fluência no inglês, antes da matrícula na High School. Com o nível intermediário no idioma, os adolescentes acompanham as aulas tranquilamente, já que elas serão ministradas na língua inglesa. 

Para mais detalhes, que tal conferir o nosso post que fala exclusivamente sobre o programa High School? 😉

2. Cursos superiores

Indicado para fazer faculdade fora do país, nos cursos de Graduação, Pós-graduação, Extensão e afins. Dessa maneira, o estudante vai aprofundando os conhecimentos com o diferencial da vivência no exterior, até mesmo no Vale do Silício. Já se imaginou por lá?

Para isso, é importante decidir pontos paralelos ao curso, como: por quanto tempo ficar, para onde ir e qual é o investimento necessário. Mas, o que dá para saber antes mesmo de cada decisão, é que essa experiência vai transformar sua vida! 

3. Viagem em família

A viagem é pensada para pais, mães e responsáveis que preferem acompanhar os filhos, embarcando junto nessa jornada. Por sinal, não importa se você é aventureiro ou não, esse programa poderia agradar até mesmo os gregos e troianos… 🤭

Por falar nisso, o planejamento conjunto será o esquenta perfeito para essa experiência familiar. E o melhor: existem várias atividades para as pessoas de todas as idades: visita aos museus, prática de esportes, cursos livres e segue o fio!

3. Intercâmbio para menores

Se você achava que era impossível enviar menores para estudar no exterior, saiba que é possível e viável. Na Talk English Schools, por exemplo, os adolescentes terão uma experiência segura, à medida que aproveitam a qualidade de ensino e a bagagem cultural.  

5. Cursos de idiomas

Aprender ou “treinar” o uso de uma segunda língua é um dos maiores atrativos para viajar aos outros países. Nesse sentido, o inglês é um dos idiomas mais buscados pelos intercambistas, assim como o espanhol e o francês.

Enfim, já deu para perceber que existem diferentes oportunidades prontinhas para cada pessoa, né? Para estudar outro idioma, abrir portas da carreira profissional, conhecer o mundo, fazer amizades e mais: o intercâmbio é sempre uma ótima pedida. 

E, para quem está pensando “mas como fazer isso tudo acontecer?”, é aqui que a mágica acontece. Primeiramente, a realização desse sonho só pede planejamento e nisso a gente pode lhe ajudar, sim! 

Como a Eagle Intercâmbio pode ajudar a viabilizar seus projetos?

Quando o assunto é intercâmbio, a Eagle tem as respostas para todas suas dúvidas e, também, as soluções para viabilizar os planos. E pode apostar que vamos lhe ajudar a encontrar o programa ideal, inclusive no preço

Isso porque somos reconhecidos como uma das melhores agências para intercambistas, sabia? Por aqui, temos brasileiros que trabalham em um escritório no Vale do Silício, com especialistas nos processos burocráticos, inclusive o visto, os exames TOEFL e IELTS etc.

Então, já está se preparando para estudar, trabalhar ou turistar em destinos incríveis, como nos EUA e no Canadá? Não perca mais tempo! Esperamos seu contato para montar um programa que atenda às suas demandas, de forma segura, realista e acessível.  

COMPARTILHE

LEIA TAMBÉM!
TAGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

EnglishPortuguêsEspañol

FAÇA UM ORÇAMENTO

Quer saber mais sobre Intercâmbio ou Vistos?
Preencha os dados abaixo e nossos consultores te ajudarão a ter a melhor experiência!